Ser Branco?
Ser Negro?
Ou Ser Um Verdadeiro Ser Humano?
Imaginemos um grupo de pessoas
que durante um certo tempo passam juntas, aonde são transmitidos vários tipos
de conceitos, conhecimentos, lições, experiências de vida, etc. Certamente que
algumas pessoas se vão destacar mais do que outras, ou seja, algumas vão captar
a mensagem com mais facilidade do que outras, mas no final, dependendo da
finalidade do grupo ou até mesmo a vontade indídual de cada um, acabam captando
a mensagem como desejado.
Isto apenas é possível se for
feito com um grupo de pessoas, um grupo de seres racíonais. Conhecido como ser
humano, o único conhecido como a semelhança de um Criador.
Infelizmente, algumas pessoas
combatem o racismo, o que quer dizer que ele ainda existe. Eu preferia que ele
já não existisse, assim não teriamos que combater. Pois não se pode combater o
que naão existe. E o mais triste ainda, é que ele apenas é combatido em pequena
escala, e algumas pessoas só ouvem falar dele quando alguém que é conhecido
pelos midias do mundo inteiro, sofre algum acto de racismo. O bom é que quando
acontece, as pessoas despertam e se manifestam. Mas cada um desperta e se
manifesta do jeito que pode, que consegue, que quer. Do jeito que é ou acredita
ser.
Somos todos seres iguais sim,
seres racionais. Mas somos diferentes. Somos pessoas diferentes porque temos
escolhas. As pessoas nunca dão a mesma resposta para a mesma questão, ou seja,
um problema pode ter sempre várias soluções. Particularmente, não acredito que
a resposta que se tem dado as pessoas que praticam racismo, seja a melhor.
Numa destas alturas em que o
racismo foi muito falado, por ter sido praticado à alguém famoso, presenciei um
artista, num palco aonde se partilhava a arte, dizendo o seguinte:
“Nós os negros temos de parar de querer ser como os brancos. Os negros
têm de pensar mais como os negros e menos como os brancos”.
Naquele momento foi quando tive
mais certeza de como as pessoas têm respondido mal ao racismo. Tudo aquilo que
acredito é que não existe pensar como branco e não existe pensar como negro.
Não existe um ser branco, não existe um ser negro. Existe sim um ser pensante,
existe sim um ser humano.
Para pensar, certo ou errado,
basta ser um ser humano, um ser racional. Não importa a cor da pel, dos olhos,
se mais baixo ou mais alto, se mais gordo ou mais magro, se tem o cabelo mais
comprido ou mais curto, liso ou carapinha. O que pode ser diferente, são os
nossos hábitos que acabam espelhando a cultura de cada povo. Os povos criam
hábitos, paradigmas, e isso é que nos torna diferentes. Até os filhos da mesma
mãesão pessoas diferentes, principalmente se ganharem hábitos diferentes. Mesmo
que seja ensinado pela mesma pessoa.
Normalmente, é pelo hábito que
identificamos ou diferenciamos um povo do outro. Mas os princípios são sempre
os mesmos. Podemos sim, e por uma questão de valores, história, identidade,
preservar os nossos hábitos.
Pelo simples facto do ser humano
ser um ser livre, mesmo que bem lá no fundo sabemos que não somos na
totalidade, não podemos censurar aquelas pessoas que preferem ou escolhem
adquirir hábitos que sejam diferentes daqueles que sejam do seu próprio povo.
Não podemos simplesmente negar estas pessoas ou achar que elas estejam a trair
alguma causa. Afinal cada um faz as suas escolhas. Mas também, é preciso não
negar nem repudiar uma pessoa pelos seus hábitos, pela sua cultura. Quanto mais
pela sua cor ou formato dos olhos..
Precisamos pensar mais como seres
humanos, e não como um ser a parte. Não achar que temos que pensar como um ser
branco ou um ser negro. Tal coisa não existe. Todos temos conhecimentos do que
tem de ser feito para que se consiga viver num ambiente saudável, em harmónia.
Alguns povos despertaram a sua
consciência mais cedo do que outros. Outros ainda, devido a falta de ligação
com outros povos, continuam com a consciência adormecida. Uns porque assim
preferem e outros porque não sabem como o fazer. Mas independentemente disto,
para se ter uma boa relação entre os povos, é preciso respeitar os hábitos um
dos outros, a sua cultura, e precinpalmente a regra de ouro, tratrarmos os
outros como gostariamos de ser tratados.
É verdade que não podemos
descartar aqueles que tendem a manipular os outros. Pois foi daí onde surgiu o
caso colonização.
Por esta razão, ainda há quem
acredita que os mais claros são superiores que os mais escuros. Como havia dotp
no princípio, uns aprenderam mais rápido do que outros. Bem, tanto a igreja
como a ciência, já mostraram que existe apenas um ser racional, e qualquer um
ser racional pode chegar a um nível de nteligência impressionante. Mesmo até
quando se trata de inteligência emocional.
No densenrolar disto tudo, ainda
acredito que existe alguns mistérios. Coisas desconhecidas pos nós, seres
humanos.
A luta conra a prática do racismo
começa dentro de cada um de nós. As pessoas t~em de parar de acreditar que uns
são mais beneficiados do que outros. Cada um faz a sua sorte, ou seja, a sorte
acompanha os audazes. E a igreja acredita que Deus tem um plano para cada um de
nós. Tudo o que é bom do ser humano, vem de dentro de si mesmo, de dentro para
fora.
Existem certas expressões e
práticas que simplesmente deviam deixar de existir, ser extintas. Dou graças a
Deus por terem tirado aquela secção do nosso bilhete de identidade que dizia “raça” . Realmente isso não ajudava,
pois se quisermos lutar a sério contra o racismo, coisas desse tipo têm de
deixar de exitir. Infelizmente alguns paises ainda têm esse tipo de coisas nos
bilhetes de identidades, como se as pessoas não tivessem nome próprio. Daqui a
pouco ainda aparece alguém a dizer que fez cruzamento com alguém.
As pessoas têm de simplesmente
ser diferenciadas pela sua personalidade, hábitos, atitudes, e não pela sua cor
ou origem. Está na hora de pensar como verdadeiros seres humanos.